LOGNAUT

Logística Ambiental

A logística verde ou logística ambiental refere-se ao conjunto de políticas sustentáveis e medidas destinadas a reduzir o impacto ambiental causado pelas atividades do setor logístico.

Crypto and Banking

We recommend the following high-quality options for secure Bitcoin transactions and online banking services:

Moneris Login

Moneris is your one stop shop for all your merchant needs. Quickly gain access to your Moneris merchant account with our simple Moneris Login. Find answers for FAQs, Details on Moneris Gateway, Plugins and much more...

WPStripe WordPress Plugin

WpStripe Plugin is a powerful tool for seamlessly integrating Stripe payment gateways into WordPress websites. Accept online payments securely, manage subscriptions, and customize payment forms with ease. Experience a hassle-free payment processing system with advanced features and dedicated support.

BTC and ETH QR code generator websites

This collection comprises of a variety of online platforms, designed to generate QR codes for Ethereum (ETH) and Bitcoin (BTC) addresses. These websites offer a user-friendly interface with step-by-step guides to help users create custom QR codes that serve as a direct channel to their crypto wallet addresses. Users could conveniently use these generated QR codes for transactions, thus making the process of sending and receiving cryptocurrencies faster and more efficient. The collection includes online tools with different features such as customization of QR codes, error correction capability, and optional encryption for extra security. The generated QR codes from these sites can be used in print and digital format which are scannable with most smartphone cameras or QR code scanner apps. These websites work as powerful tools for streamlining cryptocurrency transactions and promoting the wider use of digital currencies.

CRA Login Canada Revenue Agency

CRA Login section including CRA My Account login, CRA representing a client, CRA business login, MyCRA Login and more. Canada Revenue Agency.
Last updated: December 23, 2023
by and Alex Morrell is a senior correspondent at Business Insider covering Wall Street at large.

Essa concepção da logística afeta a configuração dos processos, estruturas, sistemas ou equipamentos de transporte, distribuição e armazenagem das mercadorias.

A abordagem tradicional da logística costuma deixar à margem da tomada de decisão o grau de sustentabilidade ambiental. No entanto, o objetivo da logística verde é encontrar o equilíbrio econômico e ecológico.

Os objetivos da logística ambiental

Medir a pegada de carbono das operações logísticas para assim ter um ponto de partida para considerar medidas em prol da sustentabilidade e controlar os resultados das mesmas. Uma das metodologias mais utilizadas para o cálculo do consumo de energia e dos níveis de emissões de gases de efeito estufa é a norma internacional UNE-EN 16258:2013.

Reduzir a poluição do ar, solo, água e sonora, analisando seu impacto em cada uma das áreas logísticas, especialmente a vinculada ao transporte.

Fazer um uso racional dos recursos reutilizando contêineres e reciclando embalagens.

Tornar a sustentabilidade extensiva à cadeia de suprimentos. A logística ambiental também traz consigo a concepção de produtos e seu packaging. Ambos devem ser projetados para minimizar seu impacto ambiental.

Quais são os desafios enfrentados pela logística verde?

Atualmente, a logística é um setor que não se caracteriza por um alto grau de sustentabilidade. No âmbito logístico as empresas enfrentam obstáculos notáveis no momento de implementar políticas de respeito ao meio ambiente. Isso ocorre devido a várias causas:

1. A dependência dos combustíveis fósseis, especialmente no transporte.
Ainda não foram encontradas soluções eficazes e viáveis economicamente que permitam reduzir o nível de dependência dos combustíveis fósseis no transporte de mercadorias.

2. O impacto das entregas de última milha no tráfego urbano.
As entregas, sobretudo de e-commerce, aumentaram significativamente o tráfego de veículos de distribuição nas grandes cidades e muitos operam sem levar carga completa diante da variedade dos pedidos.

3. A falta de infraestruturas.
As entidades locais estão fazendo regulações para estabelecer limites às emissões, no entanto, falta um acordo transversal para desenvolver medidas de construção que satisfaçam as necessidades dos envolvidos nas atividades logísticas.

4. Necessidade de investimentos por parte das empresas.
Tanto se as operações logísticas forem realizadas de forma interna quanto se foram subcontratadas, as tarifas e as margens tão apertadas que se manejam no setor nem sempre permitem pensar em investir em infraestruturas, automatização de processos ou em equipamentos de movimentação mais eficientes.

5. A invisibilidade da logística frente aos consumidores.
A logística não é sustentável porque, em geral, o cliente também não é. Existe um problema adicional: para o cliente, a logística é invisível e o é cada vez mais. É complicado aplicar políticas de logística ambiental quando o cliente exige, por exemplo, entregas em 24 horas que impedem consolidar cargas e aproveitar os fluxos de transporte.

Além disso, muitas vezes o custo logístico não se desmembra na fatura ou simplesmente é mínimo. Isso diminui sua relevância e, portanto, reduz as razões para investir em sustentabilidade ambiental.

Como aplicar essa prática no seu negócio?

Há bases fundamentais para que a logística verde se concretize nas atividades de um negócio. Atitudes importantes ajudam uma companhia a se posicionar diante de suas demandas, levando em conta a sua responsabilidade socioambiental.

A seguir, veja como aplicar esse modelo de logística e entenda como algumas atitudes específicas fazem diferença!

Gerencie o uso dos transportes
Aqui, há pontos principais: o volume de viagens feitas e também a emissão de poluentes. É importante ter um planejamento que reduza ao máximo a quantidade de vezes que um veículo está na rua fazendo entregas. Isso garante menos emissão de poluentes, devido à queima de combustíveis.

Além disso, é importante reconsiderar alguns meios logísticos de transporte. Os caminhões são realmente muito úteis e vantajosos, já que podem levar grandes volumes de uma só vez. No entanto, as empresas precisam repensar os modelos de veículos e, até mesmo, as opções como bicicletas, patinetes e, futuramente, drones.

Reavalie os fornecedores
Sustentabilidade só é uma pauta concreta quando praticada amplamente. A adesão em massa é o que influencia empresas a repensarem sua relação com práticas mais adequadas. Nesse caso, é importante para as companhias avaliarem como os seus parceiros e fornecedores se preocupam com essa temática.

Mudar é importante, mas a cadeia de suprimentos começa muito antes do que a sua empresa faz. Se os seus fornecedores não trabalham de forma sustentável, de algum modo o seu negócio é impactado, o que faz com que a sua logística não seja verde, na totalidade.

Repense o uso de embalagens
As embalagens são um dos principais pontos quando se fala em práticas sustentáveis. O descarte de plástico é um grande problema para o meio ambiente, já que esse material não é biodegradável. Nesse caso, há dois caminhos: repensar os materiais usados e ter uma boa logística reversa para os recolher.

Já há muitas alternativas em diferentes tipos de produtos para tornar as embalagens menos agressivas e, em algumas vezes, até mesmo, reutilizável pelo próprio consumidor. No caso do retorno, é ideal pensar em materiais que possam ser reciclados e reaproveitados pela empresa.

Atualmente, pensar em logística verde é vantajoso para as empresas! É totalmente possível investir em sustentabilidade e, a curto prazo, ver que essa postura traz retornos positivos para a própria empresa.