LOGNAUT

Incêndio em Navio Porta-Contêineres Maersk Frankfurt no Mar da Arábia

Incêndio em Navio Porta-Contêineres Maersk Frankfurt no Mar da Arábia.

Mumbai, 19 de julho de 2024 – O navio porta-contêineres Maersk Frankfurt, recentemente construído e fretado pela Maersk, sofreu um grande incêndio no Mar da Arábia, próximo à costa da Índia.

O Centro de Coordenação de Resgate Marítimo (MRCC) em Mumbai recebeu um pedido de socorro do Maersk Frankfurt, relatando um incêndio significativo a aproximadamente 50 milhas náuticas de Karwar, na Índia. O navio havia partido do porto de Mundra, no norte da Índia, com destino a Colombo, no Sri Lanka, e estava programado para seguir para a Malásia, Cingapura e, posteriormente, para a China. O último sinal do Sistema de Identificação Automática (AIS) mostrou que o navio estava navegando a uma velocidade reduzida de 5 nós, com status indicando “fora de controle”.

A Guarda Costeira Indiana (ICG) rapidamente mobilizou esforços para combater o incêndio, enviando aeronaves Dornier e os navios Sachet, Sujeet e Samrat para auxiliar. Os primeiros esforços foram focados em extinguir o incêndio e garantir a segurança da embarcação e de sua tripulação. De acordo com o Ministério de Navegação da Índia, havia 31 tripulantes a bordo, incluindo cidadãos filipinos, montenegrinos e ucranianos. Oficiais da Guarda Costeira informaram que o incêndio foi controlado após mais de 24 horas de combate, porém um dos 31 tripulantes segue desaparecido.

O Maersk Frankfurt é um navio de carga geral com o IMO 9969065, possui um peso morto (DWT) de 76.500 toneladas, mede 255 metros de comprimento e tem capacidade para transportar 5.920 TEU. Foi entregue em 2024 e navega sob a bandeira do Panamá. O navio é de propriedade da Imabari Shipbuilding do Japão e é administrado pela Bernhard Schulte-HKG LP de Hong Kong, operando sob um contrato de time charter para a Maersk.

Embora o navio esteja registrado para transportar cargas perigosas, ainda não está claro quais itens estavam a bordo ou se foram afetados pelo incêndio. A Imabari informou, na entrega do navio há dois meses, que ele foi projetado para permitir o carregamento de um grande número de contêineres refrigerados nos porões e no convés.

Os incêndios em navios porta-contêineres continuam a ser uma ameaça constante, com vários incidentes de alto perfil ocorrendo recentemente. Estes acidentes marítimos ressaltam a importância do seguro de transporte internacional, que cobre mercadorias contra uma variedade de riscos, incluindo danos por eventos naturais, acidentes, avarias, operações de carga e descarga, quedas, molhadura, incêndio, explosão, roubo, extravio, despesas de avaria grossa e perdas de contêineres.