Na tarde desta sexta-feira (9), um avião da Voepass Linhas Aéreas, modelo ATR-72, caiu em um condomínio no bairro Capela, em Vinhedo, São Paulo, resultando na perda de 62 vidas. A aeronave, que transportava 58 passageiros e quatro tripulantes, seguia de Cascavel (PR) para Guarulhos (SP) quando perdeu contato com a torre de controle às 13h22, logo após um voo que transcorria normalmente.
A tragédia marca o maior acidente aéreo no Brasil desde 2007, quando um avião da TAM colidiu no Aeroporto de Congonhas, resultando em 199 vítimas fatais.
De acordo com a Voepass, a aeronave estava apta para voar, com todos os certificados e documentações em dia. As autoridades já começaram as investigações para determinar as causas do acidente. As caixas-pretas foram encontradas e serão enviadas para Brasília para análise pela Força Aérea Brasileira (FAB) e pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
O governo do Estado de São Paulo mobilizou equipes de resgate e instalou um posto de comando avançado no local do acidente. A Polícia Federal também instaurou inquérito para investigar o caso e montou um gabinete de crise dentro do condomínio atingido.
As autoridades lamentam o ocorrido e estão monitorando a prestação de assistência às famílias das vítimas por parte da Voepass.
Fonte: G1